segunda-feira, 24 de julho de 2023

 

Livro de Salmos 23:6

        “Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR por longos dias”.

 Explanação:

Davi, expressa sua felicidade em ter o Senhor como seu pastor, como Pai.

Aqui numa metáfora (Salmos 79:13, Isaias 40:11. ...), Deus é comparado como um Pastor que tem seu grande amor pelas suas ovelhas.

 E aqui podemos destacar duas verdades:

1 – Deus através de Cristo e do Espirito Santo, está tão afeiçoado a cada um de seus filhos, que Ele deseja amar, cuidar, proteger, guiar e está perto como um bom pastor.

No livro de Jó no capitulo 10, versículo 11, diz: “De pele e carne me vestiste e de osso e nervos me entreteceste”.

Jó sabia do amor de Deus para com ele, e a certeza era tanta que Jó permaneceu firme na sua confiança, que Deus no final de tudo, o restituiu.

 2 – Nos somos ovelhas do Senhor. Pertencemos a ele e somo alvo especial do seu amor e atenção.

Em Isaias, no capitulo 53, mostra um homem transgressor, fugindo da presença do seu salvador e carregando peso insuportável do pecado.

Ele, Deus encheu-se de compaixão e misericórdia, e resolve castigar o seu próprio filho, que nunca cometeu qualquer erro.

  ·       Cap 53: 3-5

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.

Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.

Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”

 Nos versículos posteriores, Davi recita dizendo que ele o Senhor está perto, e por isso posso deitar livre de todo medo. Ele fala também que quando fica desanimado, o bom pastor revigora e reativa a minha alma mediante ao seu poder e graça. Em tempo de perigo, dificuldade e até mesmo da morte, não teremos nenhum mal, porque “tu estás comigo”, em toda situação da vida.

O Senhor supre todas as necessidades em meio as forças do mal, que procuram nos destruir (corpo e alma), mas a graça de Deus que recebemos, nos capacita a viver e regozijar na presença de Deus.

 No versículo 6, Davi se refere ao fiel amor e bondade de Deus.

 ·       A sua bondade, A BONDADE DE DEUS tem a ver com a perfeição de sua natureza. Há uma tão absoluta perfeição na natureza e no ser de Deus que nada lhe falta, nada é defeituoso, nada lhe pode acrescentar para melhorá-lo.

No Salmos 52:1 “Por que te glorias na malícia, ó homem poderoso? Pois a bondade de Deus permanece continuamente.”

 A sua miseri-córdia (miséria + Coração = Coração compadecido), A MISERICORDIA de Deus, é infinita, o próprio Jeremias em Lamentações 3: 22 e 23, descreve assim “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.”

Em Efésios 2: 4-7 diz: “Deus é tão rico em misericórdia, e ele nos amou tanto, que mesmo que nós estávamos mortos por causa dos nossos pecados, ele nos deu a vida, quando ele ressuscitou Cristo dentre os mortos.”

 Ser misericordioso significa, então, colocar-se no lugar do outro, descobrir nele o próprio “eu”, percebê-lo e aceita-lo como próximo e ir ao encontro; estar junto é algo mais radical que somente assisti-lo em sua necessidade material.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário