segunda-feira, 24 de julho de 2023

 “TODAVIA, ME ALEGRO NO SENHOR”

Leitura: Habacuque  3: 17-19

17 - Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado;
18 - Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação.
19 - O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. 
Significado: o significado incerto, alguns falam que “alguém que abraça o seu povo num tempo de desespero”
Foi um profeta que vivia no reino de Judá e escrito possivelmente no reinado de Josias ou de Jeoiaquim. Nesta época, mas duas pessoas viviam ministerialmente com ele SOFONIAS, (profetas menores) e JEREMIAS (profetas maiores).
No capítulo 1, habacuque estava perplexo com a violência e a injustiça que via ao seu redor e levou suas queixas a Deus. Ele achava que Deus era indiferente e insensível ao sofrimento do seu povo.
Aí, Deus responde que já estava agindo, e que iria disciplinar Judá por meio de Babilônia.
(iria pegar um povo que era mais ímpio e violento para disciplinar Judá?)
Neste momento, Deus revela os seus planos específicos para disciplina de Judá, e pede a Habacuque e o povo para estarem com os olharem para s nações e terem uma visão mais ampla.
No final do capítulo, Habacuque confia que a disciplina de Deus em Judá não resultará em sua destruição total, mas em seu arrependimento e restauração.
No capítulo 2, Habacuque apresenta uma conversa com Deus, ele busca em ouvir a resposta do Senhor, sobre a injustiça e a prosperidade dos ímpios.
Deus instrui a Habacuque a escrever a visão de forma clara e legível, para que possa ser lida por todos, como também, faz uma série de pronunciamento contra a arrogância e a cobiça e a violência dos povos vizinhos de Judá. Anunciando que serão punidos por suas más ações, ao mesmo tempo, que Deus garante a Habacuque que “QUE O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ”.
No capítulo 3, Habacuque move de suas queixas, para um lugar de adoração. Os versículos em que lemos é uma oração poderosa de fé no Deus soberano que pé digno de adoração e confiança, mesmo em meio as dificuldades e incertezas da vida.
Em resposta, Deus revela a Habacuque Seus planos para disciplinar Judá e destruir Babilônia.
Neste capítulo também, que Habacuque vislumbra a imagem de Deus como um gigante trovão que marcha através da terra para esmagar o pecado e trazer a salvação a Israel.
No final do capítulo, a paz e confiança de Habacuque em seu ministério profético, independentemente das circunstâncias externas. Ele coloca a sua fé em Deus e se alegra Nele, confiante de que a força e a vitória vêm do Senhor.
 
Na história do profeta Habacuque podemos aprender como ele mudou, através da oração, a profunda aflição em esperança.
É o que nos proporciona e inspira para todos nós hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário